Skip to content

O Cristão Socialista

Nota da Redação

A íntegra da Oração do Cristão Socialista está na sequência destas   três  matérias logo aí abaixo.

09-07-12

O processo de autodestruição da Igreja Católica

Detesto as teorias conspiratórias e as discussões ufológicas. Nelas, mesmo quando há algum fundo de verdade e de lógica, esses ingredientes essenciais ficam sufocados pela pura teimosia e tentativa de transformar indícios em provas irrefutáveis.

Isto para dizer que não considero mera teoria leviana, mas conspiração efetiva, o fato de que, nos   70 do Século passado, os EUA usaram todos os meios lícitos e ilícitos, éticos e aéticos para evitar que  a America Latina passasse  para a esfera da influência soviética.

Os golpes militares sucessivos e concatenados que derrubaram  governos populares e  legítimos em países importantes como Brasil, Argentina e Chile (para ficarmos apenas com esses três exemplos) e o envolvimento direto de oficiais e agentes  norte-americanos nos esquemas de repressão e tortura das ditaduras militares que se instalaram após os golpes,  estão fartamente documentados e comprovados. A Operação Condor, agora esmiuçada, acrescenta mais provas a isso tudo.

E agora chego ao ponto: um dos ingredientes desse front latino-americano da Guerra Fria, foi a tentativa americana, parcialmente e bem sucedida, de  minar a influência católica no Continente. Isto era vital, porque a orientação predominante entre os bispos católicos era a  popular e esquerdista. Foi quando floresceu a  chamada Teologia da Libertação.

Há 30 anos, quando as Igreja Universal e outras tantas entidades pentecostais ainda eram incipientes, já  havia nas madrugadas da TV horários comprados para transmissão de programas evangélicos ministrados por pastores americanos que eram dublado para o português.

 Um dos mais famosos desses pastores, Jimmy Swaggart, que chegava a lotar estádios de futebol, especialmente  no Brasil e no Peru, desapareceu depois  de pilhado com uma prostituta. Mas seu escândalo não foi o primeiro nem o último. Muitos outros pastores meteram-se e metem-se em  trapalhadas semelhantes.

 Numa segunda fase, missionários brasileiros, após estágio nos Estados Unidos e provável  financiamento em dólares, começaram a ocupar esses espaços na TV brasileira. Hoje, são o sucesso que são e quando não adquirem suas próprias emissoras de TV, conseguem  grana suficiente parara ocupar os horários nobres nas grandes redes.

 A eles se deve o vertiginoso crescimento das seitas protestantes que ocupam antigos espaços  católicos, principalmente nas áreas urbanas e mais populares.

Em trinta anos, segundo dados do IBGE , o catolecismo caiu de 90% da população brasileira para  pouco mais de 60%. Entretanto, quem provocou esse deblaque  foi o próprio Vaticano. A  partir do inicio do pontificiado do hoje beato João Paulo II, o carismático,  foram sendo deslocados e colocados no ostracismo, principalmente na América Latina, os bispos e as correntes consideradas esquerdizantes.

Disso resultou que as principais “vedetes” do catolicismo brasileiro são hoje justamente os “carismáticos”, entre os quais desponta o padre Marcelo que é  tão filosoficamente vazio e politicamente conservador quanto os pastores retrógrados do tipo Silas Malafaia. Na soma, eles são espelhos da hipocrisia burguesa.

O Crepúsculo do Capital

Não há espaço, aqui, para considerações mais amplas sobre os prejuízos que tudo isso representa para  a evolução política do povo brasileiro, cujos governantes ou representantes no Legislativo  ficam à mercê eleitoral dessas massas conservadoras.

 Mas cabe destacar que a Igreja Católica que hoje em dia só tem relevância midiática através dos escândalos sexuais e pedófilos de seus padres e bispos, agora procura reaproximar-se de seus setores mais à esquerda.

E é curioso que este  diálogo ou reaproximação esteja sendo tentado pelo Papa Bento XVI, justamente o ideólogo, durante o longo período de  João Paulo II,   do extermínio da Teoria da Libertação e o abafamento de qualquer pensamento esquerdizante dentro da Igreja.

Por ironia, o encarregado de dessa reaproximação com a esquerda é o bispo Gehard Ludwig Müller. Como prefeito da poderosa Congregação para a Doutrina da Fé, durante muito tempo,  ele foi um feroz opositor da  Teologia da Libertação.

Mas é tarde demais, porque o desgaste e a desmoralização foram  muito grandes. Agora cabe aos cristãos de esquerda ou mesmo anticapitalistas declarados, criar uma nova Igreja ou simplesmente expandir a doutrina de  uma nova  era assinalada pelo Crepúsculo do Capital. Capital este que, enquanto processo social, revela nos seus estertores toda sua incompatibilidade  com a preservação da Natureza e com a generosidade humana.

21-01-12

Não queiram aprisionar o canto dos pássaros

Propriedade intelectual de quem, cara pálida?

Vejo com curiosidade e me divirto muito com essa tentativa do Congresso americano e outros congressos de controlar a Internet, seja para censurá-la, seja para arrecadar direitos autorais. Jurídica e tecnologicamente essa discussão parece complexa, mas no fundo  é só isso  que foi tido na linha acima.

Do jeito como os especialistas e os que manobram espertises tratam do assunto, fica parecendo que a propriedade privada do pensamento, do canto e das canções, das artes enfim, é um direito (valor) eterno, sagrado e consagrado. Mas,  nem sempre foi assim e, felizmente, está deixando de ser assim.

Nossos doutos de fim de época não conseguem ver exatamente isso, Eles  pertencem  a uma época que está sendo vertiginosamente soterrada  pela  sociedade do conhecimento que  sucede à sociedade industrial. E pretendem aprisionar o conhecimento como se você uma mercadoria, uma propriedade privada.

Vamos ver isso mais de perto: Há 600 ou 700 anos, ou seja,  numa época  ainda recente da História da Humanidades, um sujeito que  quisesse vender sua música seu canto ou o canto dos pássaros, seria trancafiado na casa do loucos.

 Não havia a noção de mercado como é visto hoje, embora  já existissem as caravanas de mascates e as feiras periódicas de camponeses e vilões (os habitantes das vilas em torno dos Castelos e Mosteiros) onde  produtos eram trocados por produtos, o escambo.

Por essa razão, os poucos produtos manufaturados (artesanais) eram extremamente duráveis. Construíamos uma  catedral ou produzíamos um par de botas com a intenção da eternidade. O Mercado, como o temos hoje, não exigia que as coisas fossem  precárias, perecíveis, descartáveis, para dar  lugar a outras mercadorias já em fabricação. Atos que constituem  uma destruição desnecessária (redundante) e já agora ciclópica da  Natureza.

 Olhai os lírios do campo

E o próprio tempo tinha outra medida.  Era o tempo de plantar e o tempo de colher. O tempo da ação e o tempo do descanso. As horas não eram medidas, eram sentidas. Ao entardecer, os sinos das igrejas dobravam para  anunciar o tempo em que o  homem  não se pertence, pertence a Deus. Bem diferente dos apitos e sirenes das fábricas da era industrial que anunciam  o tempo em que  o homem não se pertence, pertence ao Capital, alienando a ele seu trabalho que é sua essência.

Em função disso, foi possível que alguém  produzisse a síntese  perfeita e aterrorizante: Tempo é dinheiro. O que corresponde dizer que a vida (a nossa vida) é dinheiro, pode se comprada e vendida através da compra e venda de nossa essência, o trabalho que é a metabolização do Homem com a  Natureza.

É por isso que depois de  20, 30 anos de trabalho, um aposentado ao passar por uma fábrica ou uma fazenda, tem o costume de dizer: “Deixei  aí a maior parte da minha vida”. E é por isso que os feriados e as férias são  chamadas de “tempos livres”, quando não há escravidão remunerada.

Agora, no limiar de uma nova era, o trabalho, como o conhecemos, está-se tornando obsoleto, graças a Deus e à automação vertiginosa. A mão de obra dá lugar ao cérebro produtivo. Mas as pessoas se enchem de espanto e medo. Mesmo os doutos e especialistas não percebem que estamos diante de uma nova abolição.

 E lastimam ao invés de festejar. E tentam amordaçar a Internet  (símbolo da nova era), como se fosse possível amordaçar os pássaros. Eles provavelmente não sabem que a origem etimológica da palavra trabalho é tripalium, os ferros  com os quais se prendiam os pés dos escravos.

E evidente que tudo isso diz respeito às relações entre o Capital com o Trabalho. Relações que   vão ficando vertiginosamente anacrônicas. É uma  fase  à qual eu dou o nome de Crepúsculo do Capital.

 E por isso  me ocorrem, agora, as  palavras do Cristo no Sermão da Montanha quando  parecia pregar na direção oposta à do trabalho, como que antecipando a era em que estamos  ingressando:

“Olhai os lírios do campo, não tecem nem fiam. (…) Vede as aves do céu, não semeiam nem colhem. Contudo, Vosso Pai Celestial alimenta-as. Não vos afrijais dizendo: que teremos para comer, que termos para vestir? São os pagãos que buscam isso com diligência”.

09-09-10

 Plínio está  certo quando diz que é possível
 ser cristão e ser marxista ao  mesmo tempo

Já não se fazem marxistas como antigamente. Nem cristãos. Não queria  levar aqui um papo cabeça sobre esse assunto. Nas colunas  Para entender a CriseO Impasse Ecológico do meu blog, há textos de sobra  para suprir esta leitura  dita acadêmica sobre  esses temas. Aqui, agora, queria levar  um papo de sentimento que, muitas vezes, serve como atalho direto e seguro para a compreensão das coisas. Na origem das línguas antigas que  deram  origem  às modernas, não havia distinção entre saber e sentir.

Aos 81 anos, Plínio de Arruda Sampa, este velho marxista de origem  democrata-cristã  é o único candidato desta campanha eleitoral que diz coisas que   podem ser levadas a sério. Ou seja, ele não verbaliza apenas as coisas convenientes ditadas pela marquetagem  política. E isto é prova cabal de que vivemos sob a ditadura do  markting  genérico que é a língua oficial de Sua  Majestade  o Mercado.

Na  super simplificação, é possível dizer que  ser marxista e ser cristão, de verdade,  é rebelar-se contra o egoísmo  ou egocentrismo. O amor ao próximo do cristão (que não tem nada a   ver com  a  atual imundice da   caça  frenética ao dinheiro de fieis otários) é a essência da sabedoria. “Se pedirmos para os outros, Deus dará para todos” diz a oração do cristão socialista.  Ao mesmo tempo, a luta contra o egoísmo burguês e sua corrida cega atrás da grana (como se ela fosse sua essência, assim como o capim o é para a vaca), é o que  move o verdadeiro marxista, o que não tem nada a ver com a ação dos quadros intelectuais dos partidos marxistas que, em determinado momento, convertem-se em  Calígulas modernos.

Entretanto, só Marx explicou de forma insofismável que o Capital tem uma dupla face. Ele é  material enquanto dinheiro (valor) a ser acumulado, mas,  concomitantemente  é etério,  enquanto processo social  destinado, exatamente a proporcionar  essa acumulação. Acumulação que é feita  através da apropriação, por particulares, do excedente de esforço  (trabalho) coletivo.  E excedente este que por ser  inútil ao bem estar  e progresso da Humanidade  como um todo, provoca a  devastação ciclópica e inútil da Natureza – o Impasse Ecológico.

 Não se fazem  cristãos e marxistas como antigamente. É preciso voltar a fazê-los. E concluo, sendo obrigado  a discordar de Plínio quando ele diz que  não pretende destruir o Capitalismo, mas  apenas reformá-lo para melhor. Esta é um  tarefa impossível, porque supor um capitalismo bem comportado, limpo e não destrutivo, é supor o vampiro vegetariano.

 25-12-09

          Se pedirmos para os outros, Deus dará para todos.

         Recebi a incumbência de difundir, neste dia de Natal,  a oração que você  lerá  logo abaixo.  Se, ao lê-la, você sentir que isto fará bem ao seu coração, como ocorreu comigo, então passe adiante. É, ceio eu, uma boa  forma de comemorar esta data e ingressar bem no Ano Novo.

         Oração do Cristão Socialista

         Senhor Jesus

         Venho humildemente à sua presença para dizer que tomei uma decisão que vai mudar o rumo da minha vida.

          E, segundo espero, esta decisão poderá mudar também a vida de muitos irmãos ainda mais sofredores do que eu.

          Eu decidi, Jesus, dedicar todos os dias que me restam de vida na defesa dos pobres e humilhados desse nosso Brasil.

          Mas, para fazer isto, eu preciso ter forças para convencer outros irmãos  a tomarem esta mesma decisão.

         Se conseguir fazer isto, vamos demonstrar que o povo unido, com Jesus, jamais será vencido!

          Eu prometo, Senhor, que daqui em diante  jamais virei à sua presença para pedir para mim e sim para os outros. Porque esta verdade entrou no meu coração: se pedirmos para os outros, Deus dará para todos.

          É assim, Jesus, que estou, neste momento, abrindo meu coração para me livrar da hipocrisia e do egoísmo.

          E é com a alma pacificada que deixo o coração aberto para que nele o Senhor introduza a sua luz. A luz da verdade, da solidariedade e da fraternidade entre os homens.

          O povo unido, com Jesus, jamais será vencido!

02-04-11

Só  um  ingênuo  poderá  supor  que
o terrorismo morre com Bin Laden 

Ninguém em sã consciência sai por aí defendendo o terrorismo, mesmo quando ele é  colocado como uma alternativa não convencional da ação armada que é uma extensão da luta política. Ele choca e revolta porque, como dizem os editorialistas convencionais, “ceifa a vida de inocentes”.

E seria menos medíocre e muito mais útil se a mídia, neste momento, não corresse atrás de especialistas  em busca de explicações psicológicas e psico-socias para a ação de homens como Bin Laden.

Querer explicar o terrorismo como conseqüência de perturbações mentais ou de ações fora do padrão, quer de indivíduos, quer de coletividades, é uma forma de contornar a questão central. Fica parecendo que há dois tipos de terrorismo, os inaceitáveis e… os que aceitamos.

O terrorismo é execrável não apenas quando praticado por pessoas ou comunidades com as quais não nos identificamos. E é preciso ter insenção e bom senso para dizer que  o terrorismo, neste Mundo de Deus, não  é  privilégio nem propriedade particular do Bin Laden ou dos mulçumanos radicais.

O terrorismo deve ser condenado em toda e qualquer circunstância porque, neste Mundo de Deus, infelizmente há – além de indivíduos terroristas -, mentalidades terroristas  e nações terroristas.

A destruição das torres do Word Trade Center ceifou mais vidas inocentes do que outros atos igualmente terroristas (a violência indiscriminada que aterroriza). Mas ela ceifou menos vidas inocentes do que outros atos igualmente terroristas como as bombas de Nagasaki e Hiroshima, bem como o napalm e o borbadeio maciço e indiscrminado lançados metodicamente durante uma década inteira sobre o Vietnã.

Nem é menos terrorista a matança praticada pelos James Bond  da vida que recebem  autorização para matar indiscriminadamente a seu único e exclusivo critério. São matanças charmosas, sensuais e excitantes. Às vezes fica parecendo, neste  Mundo de Deus, que o terrorismo é aceitável quando embalado por um bom fundo musical.

Só um ingênuo poderá supor que o terrorismo morre com Bin Laden. Enquanto existirem nações ou sistemas que se arvoram no direito de ser terroristas “para o bem”  só porque resolveram que o lado bom é o lado deles, haverá reações proporcionais no sentido inverso.

Há pessoas que acham normal, aceitável ou conseqüência apenas de um lastimável erro de cálculo o fato de três crianças inocente terem suas vidas ceifadas só por que  eram netas de Muammar Kadaf. Essas pessoas podem ser consideradas  capazes  de julgar quem é  ou quem  não é terrorista?

37 Comentários leave one →
  1. 12/04/2010 10:42 pm

    Valeu Francisco!

    Belíssimo trabalho o seu…

    Obrigado!

  2. 18/04/2010 8:46 pm

    todo cristão deveria ser “socialista”, se vc observar o livro dos Atos dos Apóstolos no NT, a igreja começa “socialista”. O problema é que os sentidos migram, as intenções e as letras envelhecem e morrem. Como o evangelho, as experiências socialistas mostram tb isso. Só a dependência contínua da VIDA, do Verbo Vivo e Ressureto, pode manter a revolução, o viço, a transformação em processo…

  3. FABIO8304 permalink
    12/08/2010 7:21 pm

    TAVA DIFICIL ENCONTRAR PESSOAS COMO VOCE, AINDA MAIS SENDO UM CRISTAO SOCIALISTA; NAO SEI SE SOU SOCIALISTA, MAS MEU JEITO DE SER E MINHA ALMA ARDENTE PENSA COMO A SUA E JUSTIÇA É O LEMA… DESDE O COMEÇO DOS TEMPOS BIBLICOS OS HOMENS DE DEUS NAO SE DESENCORAJARAM, ABRAAO, NOÉ, MOISES,JOSUE,DAVI E O PROPIO FILHO DE DEUS JESUS E SEUS APOSTOLOS,…PENA QUE TEM POUCOS CRISTOES SOCIALISTA NO MUNDO DE HOJE, MAS NAO TEM IMPORTANCIA SEREI ESTE POUCO QUE VOU ATÉ O FINAL E O LEMA É A VERDADE E JUSTIÇA E A LUTA PELO FIM DA DESIQUALDADE…

  4. Marcia Costa permalink
    08/09/2010 3:01 pm

    Muito linda sua oração. Realmente o mundo anda tão egonarcisista que até na hora de estabelecermos nossa comunhão com Deus, esquecemos dos nossos semelhantes. Com sua permissão, vou reproduzir para os meus amigos. Um abraço e muita paz!

  5. 09/09/2010 3:31 pm

    Não tenho dúvida de que cristianismo e socialismo podem funcionar juntos. Por outro lado, conciliar cristianismo e marxismo pode ser tarefa mais árdua: ideias como ‘luta de classes’ e ‘ditadura do proletariado’ não me parecem cristãs.

  6. Patrícia Hipólito permalink
    14/09/2010 2:40 pm

    Adorei a Oração Chico! Difícil encontrar Cristãos Socialistas como você meu caro!
    Te sigo no twitter!
    Beijo grande!
    PAZ!

  7. 13/11/2010 11:15 pm

    Caro Francisco, eu sou cristã. Eu acredito nos princípios do socialismo, mas não acredito em ditadura. Acho a liberdade um valor fundamental. Até Deus respeita a liberdade dando ao homem o livre arbítrio. Por isso sou uma democrata convicta. Identifico-me como uma social democrata cristã. Acho que o ideal seria vermos os princípios do socialismo serem reconhecidos pelos cidadãos como sendo de fundamental importância para a construção de um mundo melhor, para todos. Aliás, o homem sensato e inteligente não pode deixar de pensar a vida coletivamente, considerando-se que ninguém pode ser uma ilha de prosperidade cercada de miseráveis por todos os lados, e que, mais cedo ou mais tarde, acabamos sofrendo as conseqüências das mazelas sociais que ajudamos a construir, por ação ou omissão. Portanto seria maravilhoso se todos fizessem essa oração do “Cristão Socialista”.
    Ester Neves
    Twitter: @EsterNeves1949

    • 04/09/2011 3:24 pm

      Redundâncias! Em sendo cristão, estamos admitindo o social, o democrático, o solidário, o pacífico, o honesto, o probo, o holístico, o racional, o cientifico, o filosófico… e tudo que possa contribuir para o progresso intelecto-moral, e como decorrência, o bem estar material da humanidade. Ser social democrata cristã, é dizer-se, três vezes, a mesmíssima coisa. Ser cristão engloba todas os demais conceitos. E é bom revermos o conceito de democracia. Nem sempre a maioria está bem intencionada. E uma minoria “paga” por, “democraticamente”, ter sido vencida em uma votação. Precisamos manter nossas mentes ocupadas, em atender aos anseios de majoritários, e minoritários. E isso só se dará no avanço moral, e intelectual da raça.

  8. Mariane permalink
    23/12/2010 12:20 am

    A oração é linda! Serve como reflexão para o dia-a-dia.
    Ela passa a mensagem de que devemos nos importar com o próximo e não só pensar na nossa própria vida. Bom seria se todos agissem assim!

    Adorei seu blog! Visitarei mais vezes!

    Paz!

  9. 26/12/2010 10:10 am

    Faço minha esta Oração.

  10. 06/01/2011 8:06 pm

    Chico,

    Esta oração transmite o que sinto!! Grata!! Nestas palavras estão expressos meus sentimentos!!

  11. 15/01/2011 12:50 pm

    Confesso, não havia lido a sua oração ainda. Talvez porque acreditasse ser mais uma, entre tantas, das quais lançamos mão em prece. Diga-se de passagem, minha curiosidade nem sempre é pontual. Mas é oportuna. E nesta oportunidade, o que li me comoveu profundamente.
    Parabéns, Chico Barreira! Além de ser muito claro como escritor, nesta oração você foi simplesmente ‘iluminado’ nas suas benditas palavras dirigidas ao Senhor Jesus. Penso que talvez, Ele mesmo, assim se pronunciaria:
    “A luz da verdade, da solidariedade, e da fraternidade entre os homens (…) se pedirmos para os outros, Deus dará para todos!”
    E que assim seja.
    Bom dia, e um grande abraço!

  12. Anselmo Döll permalink
    18/01/2011 10:19 am

    Prezado Chico,

    Gosto dos teus textos e percebo sabedoria em seus escritos.
    Parabéns, sempre.
    Posso compartilhar no Facebook, citando a fonte?

  13. adriana permalink
    20/01/2011 2:03 pm

    Jesus na cruz demonstrou a fraternidade a doação para todos, sofreu e morreu por nós. e na oração do pai nosso já diz. ¨…o pão NOSSO de cada dia nos dai hoje…¨ E nãö:.. o pão meu de cada dia…

  14. 19/02/2011 12:03 am

    Falar o que somente obrigado e amem.

  15. 04/03/2011 1:07 am

    Às vezes, Francisco, penso que está cada vez mais remota a possibilidade dos indivíduos, mesmo os que se dizem cristãos, serem mais solidários que egoístas…
    Até porque são valorizadas em nossa sociedade as pessoas consideradas “espertas”, “malandras”, que obtém o que querem, custe o que custar, mesmo que seja enganando os outros…
    Ainda bem que permaneço tentando ser diferente, apesar do ambiente desfavorável!! (rsssss).
    Parabéns pela oração do cristão socialista! Tenho certeza que ela alegra muuuuito o coração de Jesus, cada vez q alguém a declara!!
    Abraços!

  16. Lucimare de Almeida permalink
    09/03/2011 12:11 am

    Na simplicidade encontram-se as verdades mais profundas: esta oração é “simplesmente” linda, profunda e iluminada…obrigada por partilhar conosco! Um abraço!

  17. Deyse Lima permalink
    13/03/2011 2:18 pm

    Chico você estava iluminado pelo Espírito Santo quando fez essa oração!
    Lindaaa, gostaria de ter a permissão de copiá-la e repassá-la aos meus amigos.
    Parabéns.

  18. 13/04/2011 4:03 pm

    Continue trabalhando nessa linha, dizendo com essa clareza o que muitos querem mas não conseguem dizer. Abraço carinhoso

  19. 17/04/2011 9:06 pm

    Fiz a oração que o Senhor nos ensinou e a sua tambem, obrigada amigo! Abraço.

  20. 18/04/2011 6:15 am

    Caro Francisco, a oração para mim é algo muito pessoal, pois são anseios do nosso coração que estarão chegando ao trono de Deus para serem avaliados e respondidos de acordo com os propósitos do Criador em nossa vida. Essa oração é muito importante porque mostra a preocupação com todas as pessoas, divulga o nome de Jesus e abre a porta do coração para que a luz do Espírito Santo possa trabalhar livremente. Posso certificar que essa oração trará benefícios a muitas pessoas e alcançará a sua vida de forma surpreendente e extraordinária. Não digo a propagação dela, mas os efeitos que produzirão no decorrer do tempo. O contato com Deus, a experiência diária, tudo isso não tem preço e são movidos através do coração. Deixo aqui a minha admiração pela forma com que se apresentou diante de Deus e nos ensinou a fazer o mesmo. Eu peço a Deus que abençoe muito a sua vida, com saúde, paz, amor e tudo quanto ele tem preparado para você. E que essas bênçãos alcance a todos quanto estiverem perto, seja no mundo real quanto virtual.

    Abraços fraternos!

    Seja feliz!

    @soniasalim

  21. 02/05/2011 12:20 pm

    Gostei do artigo, mas sobre as torres gêmeas, nada tira da minha mente que foi trabalho interno, do próprio governo Bush, pra haver uma justificativa pra sustentar a indústria bélica americana.

  22. 13/06/2011 10:51 am

    Adorei a oração. Amém!

    Thatiana Vaz
    http://petalasdesentimentos.blogspot.com/

  23. afonso vasselli permalink
    31/07/2011 4:12 pm

    Uma realidade mundial,ser socialista é muito difícil;;como ser cristão tambem é muito dificil,portanto cristão e socialismo caminham juntos;mas porque é dificil?é dificil porque o homem é educado pelo capital,e ai ele não conhece Deus,conhece o dinheiro;;;;Lá em lucas no jovem rico cristo disse que para os homens é impossivel mas pra Deus é possivel,então Deus vai iluminar os povos para que convertam ao cristianimo de irmãos mutuo;;;;então nos deveriamos em oração ao senhor pedir para iluminar a mente dos povos para isso;;Senhor com a vossa força e muita bondade veja o mundo cheio de desacerto e nos guia para o bem AMEM

  24. Raquelmeel permalink
    18/08/2011 12:54 pm

    Lindo tudo isso essa questão de olharmos o nosso semelhante com mais amor é fundamental para podermos exercer o verdadeiro amor de Cristo e tentarmos ser assim exige de nós muita fé e amor !Parabéns por tentar fazer do nosso mundo um mundo com mais amor !Beijoo

  25. 04/09/2011 1:40 pm

    Caro amigo e irmão em Cristo, agradeço a Deus a oportunidade de conhecer seus escritos. Tomei a liberdade de divulgar no meu Facebook (https://www.facebook.com/note.php?created&&note_id=269746679721947), apesar de você já ter autorizado previamente! Grande abraço e que Deus lhe abençoe sempre! Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, carinhosamente chamado de Ramiro Pinto!

  26. Celia Moia permalink
    12/09/2011 11:10 am

    Querido amigo, gostei muito do seu Blog, e essa oração que vc colocou é linda, nos remete aos principais mandamentos de Jesus: Amar a Deus sobre todas as coisas e tbm ao seu semelhante como a ti mesmo!! Se fizessemos essas duas coisas o mundo seria um lugar bem melhor Abraço e uma linda semana para vc ! Meu twitter @celimoia

  27. 05/11/2011 9:07 pm

    Deixar fluir o amor de Deus em nós é necessário. Unidos em oração fica mais forte, carente de fé nosso mundo está. Parabéns pelo seu trabalho.

  28. 27/11/2011 11:14 am

    Será minha oração preferida ☺ Todas as palavras são certíssimas ♥

  29. alexandr l. de amorim permalink
    27/01/2012 10:20 am

    Oi meu amigo muito lindo o seu trabalho, adorei…

  30. 28/01/2012 12:05 am

    Embora o homem esta fechado à essas ideias ,são elas “a verdade “que ele precisa para encontrar sua verdadeira felicidade,e paz em seu coração turbado pela ganancia… parabéns… e que Deus te abençoe

  31. 10/02/2012 12:04 am

    Amei o que vc escreveu Chico. Tem um conteúdo de oração que ensina ao tempo que confirma a fé. Obrigado por ter escrito. Achei realmente maravilhoso!
    Grande beijo
    Maria Luiza Vieira

  32. Emivaldo Marinho de Aguiar permalink
    27/06/2012 3:59 pm

    Obrigado pela oração, você é admirável!

  33. 30/06/2012 1:01 pm

    Encontrei um ótimo material, fico feliz por isso….parabéns
    Pastor Daniel Telles

  34. 02/07/2012 3:25 pm

    Meu caro, é com emoção que refleti o post acima, e com amor ao próximo que compactuo da mesma ideia, e é com aflição que desejo que o senso de indignação possa aumentar nos corações dos brasileiros, que, como quem não quer nada, aceita tudo, como galinhas que recebi seus milhos ao chão, assim fazendo vivermos em uma escravocracia disfarçada de democracia…
    Abraços!

  35. Sula permalink
    09/07/2012 3:19 pm

    Bom-dia sr; Francisco parabéns rs pela matéria o sr; destacou bem… obrigado por abrir nossas mentes com tanto conhecimento o sr; sem dúvida nenhuma esta fazendo um trabalho lindíssimo para a nossa sociedade, é muito bom saber que temos pessoas integradas nesse movimento, e com certeza retrata bem a nossa história quando será que isso vai mudar rs sabe Deus! Um grande abraço tudo de bom. *_*

  36. afonso vasselli permalink
    19/07/2013 4:44 pm

    Essa mudança vai ser feita ;;porque Deus quer que isso aconteça com nos humanos;;ele vai usar a igreja para essa mudança;;;;quando as igrejas pararem de blablabla e começar a pregar o amor, ja esta começando a mudança;;;;já pensou la no jovem rico , que cristo mandou ele vender tudo e dar aos pobres;;;; isso é impossivel para o homem,é impossivel porque o dinheiro fala mais alto no mundo capitalista;;;;;;mas se voce tem fé que tera outra vida alem dessa voce já esta tendo a fé em Deus,e sua fé em Deus só é valida se tiver amor no proximo ;;;; mas é possivel pra Deus;;;Cristo quer que as igrejas pregue incansavelmente o amor mutuo;;;;as igrejas só vão entrar no projeto de Deus quando pregar o amor mútuo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 43 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: